Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de maio de 2016

"Tem Gringo No Morro" OU A Realidade do Brasil para os Turistas Estrangeiros


Curta em forma de documentário " Tem Gringo no Morro" dos diretores Bruno Graziano e Marjorie Niele , tem vários aspectos interessantes .

Primeiramente, gostaria de dizer que sempre quis fazer esse tour, mas, ainda não o fiz talvez por um pouco de receio, pois alguns sempre nos botam medo e não recomendam a subida aos morros do Rio.

Assim, foi uma oportunidade também de eu ver como funciona esse passeio e suas características.

Percebi que nesse caso era só para os gringos , que os guias brasileiros , provavelmente moradores do próprio morro, falam o inglês muitíssimo bem e tentam de certa forma mostrar e falar a verdade da realidade brasileira.


Assim,nem só do Cristo e do Pão de Açucar vive o turismo do Rio , e nem é somente isso , pois a cidade e seus moradores também estão em outros lugares como na favela.

A rocinha é considerada a maior favela da América Latina e é lá que o tour desse documentário acontece.

Os turistas tiram fotos com os moradores , comem e bebem de pequenos botecos , compram alguns souvenirs feito por artistas locais, e também tiram fotos de pontos e mirantes estratégicos que o guia leva .

A capoeira também é um registro forte para os turistas e sempre tem alguma apresentação para os quase 3000 turistas gringos /mês que lá aparecem .


Alguns relatos de moradores falando de quem gosta e de quem não gosta de que os gringos subam lá no morro .

Mas, o melhor momento para mim, foi na hora que um morador levou um turista e/ou o documentarista para ver as ruelas e o mau cheiro que os moradores têm que conviver . Isso eles não mostram diz o rapaz , com os olhos marejados de sua realidade e tristeza em ter governantes que nada fazem para essas milhares de famílias que têm que se acostumar em viver dessa forma .


Para quem gosta de viajar , vale muito a pena ver o documentário .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário